pt | en

Trabalhar com arquitectos

A

Aba

Prolongamento de um telhado além da prumada das paredes, em torno de um edifício, ou de alguma parte dele.

Abertura

Acto de colocar em obra os últimos materiais de construção de zonas, áreas ou compartimentos de um edifício e que se enunciam num mapa de acabamentos. 

Abrigo

 

Designa-se como tal qualquer construção provisória ou persistente que tem como função única proteger pessoas ou bens contra a acção de agentes agressivos como o sol, o vento, a chuva, inundações, etc.

Acabamento

Acto de colocar em obra os últimos materiais de construção de zonas, áreas ou compartimentos de um edifício e que se enunciam num mapa de acabamentos.

Acesso

 

Chegada, aproximação; caminho através do qual se chega a.

Aduela

 

Estrutura curva de abóbada. Tábua curva do tonel. Tábua que guarnece as faces interiores do vão na espessura da parede; parte do alisar.

Afagar

 

Desbastar saliências e asperezas. Tornar liso e agradável ao tacto.

Água

Qualquer dos planos inclinados que constituem uma cobertura em telhado.

Água - Mestra

A maior das águas de um telhado.

Água-Furtada ou Águas-Furtadas

Piso de uma casa cuja cobertura é o telhado, tendo uma área útil inferior aos restantes pisos a que se sobrepõe. 

Ala

 

Asa. Corpo lateral de um edifício ou bloco de edifícios, ladeando o corpo central.

Alçado

Desenho da fachada de qualquer edifício, em relação somente às suas dimensões horizontais e verticais. Projecção sobre um plano vertical, paralelo a uma das faces do objecto representado.

Aldraba

Peça normalmente de ferro na parte exterior de uma porta, que serve para chamar a atenção no interior e para erguer a tranqueta que fecha a porta pelo lado de dentro.

Algeroz

Canal de escoamento das águas pluviais, numa cobertura e no grosso das paredes.

Alheta

Reentrância que produz sombra, baço. Junta entre dois elementos que fica recolhida em relação ao plano destes. Mocheta de secção rectangular utilizada para fingir juntas alhetadas.

Alicerce

 

Termo que designa genericamente a base de qualquer construção abrangendo tudo o que intervém na transmissão de cargas ao solo, como os próprios caboucos.

Alinhamento

 

Figura geométrica com uma só dimensão, definido por um ponto de partida e outro de chegada. Em obra define-se normalmente por duas estacas quando em alinhamento recto. Em terminologia de madeira, significa o acto de marcar o primeiro corte longitudinal num foro a desfiar.

Alpendre

Construção à frente de uma fachada ou porta, pouco profunda e normalmente sustentada por colunas, pilares ou muros laterais.

Alteração

 

Degradação; desfiguração, decomposição. Dar novas formas para satisfação de novas exigências. Modificação de fisionomia ou cores. Refazer um programa de trabalhos.

Altura de passo

 

Diz-se da altura de um degrau, medida entre as faces superiores dos cobertores. O termo passo aparece ligado à altura pela relação existente entre esta e o avanço de 0,64 m atribuídos a um passo.

Alvará

Documento que relaciona todas as habilitações detidas por uma empresa.

Alvenaria

Conjunto dos materiais pedregosos em fragmentos de grandeza apreciável, dispostos convenientemente de forma a constituírem maciços; ligam-se entre si por meio de argamassa, formando a alvenaria ordinária, a alvenaria hidráulica, a alvenaria de tijolo, etc., ou apenas se travam entre si, pela maneira como se dispõem por sobreposição (é o caso da alvenaria ensossa ou de pedra seca, etc.). Para a confecção da alvenaria usa-se a pedra, normalmente aparelhada, ou o tijolo.

Amovível

 

Que pode remover-se; transferir-se.

Ampliação

 

Tornar mais amplo; maior; dilatar; acrescentar área de utilização à construção existente.

Andaime

Armação de madeira ou metal usada na construção, permitindo alcançar as alturas dos pontos de trabalho. Pode ser fixo ou rolante. O que se destina ao trabalho nas paredes é constituído por peças verticais ligadas às paredes por peças horizontais, os caibros, que suportam as pranchas. O que se destina a trabalhar tectos constitui-se por caibros que se apoiam obliquamente contra as paredes e que são reunidos por travessas que suportam uma prancha.

Andar

Cada um dos pisos de um edifício acima do piso térreo.

Andar Nobre

Andar nos palácios ou edifícios nobres onde se concentram os salões, particularmente o salão nobre, e que corresponde normalmente ao primeiro andar. Muitas vezes, o andar nobre é acusado exteriormente através de elementos decorativos ou de um tipo diferente de aberturas.

Anexo

 

Edifício que se constrói junto ou próximo de outro para comportar serviços ou instalações necessárias ao principal.

Anteprojecto

Documento a elaborar pelo Projectista, correspondente ao desenvolvimento do Estúdo Prévio aprovado pelo Dono de Obra, destinado a estabelecer, em definitivo, as bases a que deve obedecer a continuação do estudo sob a forma de Projecto de execução.

Aparelhar

 

O mesmo que aparar; combinar duas peças formando par. Dar aparelho; a demão preparatória (primário) de qualquer pintura.

Aprumar

 

Tornar vertical. Acertar a posição com o prumo. Correcto.

Área

 

Em construção, o termo aparece quase sempre ligado a um complemento que lhe completa o significado face à utilização. Exemplos: área útil; área de construção; área de implantação; área coberta; área técnica; área livre; etc.

Área Bruta de um Piso ou Fracção

Superfície total de um dado piso ou fracção, delimitada pelo perímetro exterior das paredes exteriores e pelo eixo das paredes interiores separadoras dessa fracção, relativamente às restantes.

Área Útil de um Piso ou Fracção

Soma da área útil de todos os compartimentos exteriores de um dado piso ou fracção, excluindo-se vestíbulos, circulações interiores, escadas e rampas comuns, instalações sanitárias, roupeiros, arrumos, armários nas paredes e outros compartimentos de função similar, e mede-se pelo perímetro interior das paredes que delimitam aqueles compartimentos, descontando encalços de 30 cm, paredes interiores, divisórias e condutas.

Areado

 

Coberto de areia. Misturado com areia. Limpo com areia e água. Aplica-se também à pintura áspera como areia (alguma tinta texturada).

Aresta

 

Intersecção de dois planos que formam ângulo diedro exterior. Esquina.

Aresta viva

 

Diz-se como tal, uma aresta sem quebra de continuidade. Em madeiras significa sem descaio; com a secção formando um quadrilátero perfeito. Usa-se a expressão quina viva.

Argamassa

 

O termo designa todas as massas utilizadas em obra de alvenaria e rebocos, não tendo já aplicação nas massas usadas pelo estucador.

Armadura

 

Designação atribuída às protecções das lâmpadas de iluminação. Conjunto de varões de aço cortados, dobrados e atados para betão armado.

Arquitecto

Titulo atribuído pela Ordem dos Arquitectos ao Profissional responsável por projectos, planos e actividades de consultadoria, gestão e direcção de obras, planificação, coordenação e avaliação, no domínio da arquitectura.
O arquitecto projecta assim o edifício, controla as fases de construção, observa as necessidades do útil e a satisfação dos desejos humanos, quer estes signifiquem ordens ontológicas, estéticas ou éticas. Vela por que as construções sejam adaptadas e, correspondendo a exigências de perfeição e cumpram também, e organicamente, a finalidade útil para que a construção observe um fim prático.

Arrecadação

 

Local onde se guardam coisas a recato.

Asna

 

Estrutura reticulada plana, em geral de suporte de um telhado, Existem variados tipos, cabendo no entanto todos naquela designação.

Assentamento

Movimento de pressão de cima para baixo e efeito da gravidade que se opera numa parede ou construção.

Aterro

Porção de terra ou entulho para cobrir, nivelar ou elevar um terreno.

Átrio

Pátio de acesso ao interior de um edifício; vestíbulo.

Autor de Projecto

Técnico que elabora e subscreve, com autonomia, o projecto, os projectos parcelares ou parte do projecto e subscreve as declarações e os termos de responsabilidade respectivos, devendo, nos projectos que elabora, assegurar o cumprimento das disposições legais e regulamentares aplicáveis.

B

Bailéu

 

Andaime suspenso por cordas ou cabos de aço.

Balaustrada

 

Parapeito corrido suportado por balaustres formando cortina. Servem em geral como guardas de varandas, terraços e escadas e também, por vezes, como platibandas.

Balcão

Plataforma que se projecta da fachada de um edifício, ao nível do pavimento dos pisos, geralmente sustentada por colunas, cachorros ou mísulas, guarnecida de balaustrada ou grade.

Bandeira

Parte superior de portas ou janelas, geralmente fixa, em painel ou caixilho envidraçado.

Batente

1- Ranhura na ombreira de janela ou porta, onde esta bate quando fecha. 2-Meia-porta em que bate a outra meia ao fechar.

Beirado

 

Remate inferior de um telhado, criado para projectar a água das chuvas para longe das paredes, quer por si só, quer combinado com uma cornija. Cornija que muitas vezes era (e é) formada por uma ou duas ordens de telhas arrumadas como capas, a que foi dado o nome de sub-beira. Generalizado o uso do beirado nas construções de qualidade, acabou por se impor como elemento decorativo a reclamar cuidados e regras de execução muito específicas.

Beiral

 

Quando referente a uma parte de telhado tem o mesmo significado de beirado; no Brasil é utilizado também como aba de telhado. Quando expressamente relacionado com o telhado pode também significar proximidade.

Betão

Mistura de cimento, areia e pedra amassada com água, usada na construção.

Betonilha

 

Revestimento primário ou final de pavimentos com argamassa de cimento e areia, formando um reboco horizontal. Diz-se primário, quando se destina a receber outro revestimento, ao qual serve de suporte.

Betumar

 

Acto de aplicar betume de regularização.

Bitola

 

Craveira; padrão para medidas repetitivas.

Brita

 

Pedra triturada; reduzida a partículas. É um dos três componentes sólidos do betão e a matéria-prima da formação das camadas resistentes das rodovias. A brita obedece a especificações técnicas quanto à qualidade, dureza e condições de aderência dos aglomerantes, como à calibragem, forma e estado de limpezas na entrega em obra. Brita é a pedra face às especificações aplicáveis.

Brunido

 

Alisado com pedra de brunir; tipo de acabamento para cantarias ou preparação pora polimento.

C

Cachorro

Peça de pedra, cerâmica ou madeira, encravada na parede ou no muro e saliente em relação ao paramento destes, e que sustenta uma cornija, uma cimalha.

Caixilho

Obra de carpintaria, marcenaria, serralharia ou cantaria que serve para preencher um vão de porta ou de janela e onde se colocam os vidros ou vitrais.

Caleira

 

Conduta aberta para água; valeta; algeroz. Pedreira de calcário com forno para calcinação (produção de cal).

Calha

Sulco pequeno aberto ou moldado em pedra, madeira, metal ou barro para facilitar o curso de qualquer objecto.

Cantaria

Pedra aparelhada para utilizar como acabamento

Cantaria

 

Pedra talhada para aplicação em obra. As pedras de cantaria são talhadas e facetadas por medida para desempenharem uma função em lugar pré-determinado no conjunto em que inserem.

Capeamento

 

Revestimento superior de um muro com material impermeável e resistente aos agentes atmosféricos. Em interiores, o capeamento pode ser feito com madeira.

Carpintaria

 

Obra feita com madeira; oficina onde se pode fazer trabalhos com madeira. A obra de carpintaria pode ser de toscos, madeira branca, quando cuidada para receber acabamento final com polimento, enceramento ou pintura.

Casa

1-Edifício destinado a habitação. 2-Cada uma das divisões de uma habitação.

Cascalho

1-Lascas de pedra. 2-Pedra britada.

Cave

Zona de um edifício abaixo do nível do arruamento de acesso.

Cerca

 

Terreno circundado por um muro, sebe ou outra obra de vedação. Cercado.

Cércea

 

 

Bitola ou molde para marcar cortes em cantaria e no topo das peças de asnos. Designou-se também como tal o limite da altura dos edifícios para uma rua ou praça.

 

Chaminé

Construção destinada a conduzir para o exterior os fumos ou gases provenientes do lume.

Chanfro

 

Adelgaçado rampante de painel. Desbaste adelgaçante.

Cimalha

Remate superior de uma fachada, constituído por diversas molduras, cada uma das quais, pela sua posição e forma, assume uma designação específica. A cimalha é o conjunto com a função de remate superior.

Cimento

Material calcário pulverizado que entra na constituição do betão e da argamassa de alvenaria.

Cinta

Arco de reforço de uma abobadilha. Peça estrutural em ferro dobrado presa à armadura principal do betão armado, permitindo simultaneamente a manutenção da geometria da mesma armadura principal durante a betonagem de vigas ou pilares. Faixa estreita e ornamentada.

Cofragem

Molde de madeira feito no local da construção, onde é seco e moldado o betão destinado às placas e pilares.

Colector

 

Em electricidade, é a parte de um dínamo que recebe a corrente. Em saneamento (hidráulico) é o elemento de um sistema de drenagem (tubo, vala, poço, etc.) destinado a recolher e a conduzir águas afluentes de outros elementos do sistema.

Coluna

 

Pilar de secção circular ou poligonal composto em regra por base, fuste e capitel. Pode ser ou não (em regra não) monolítica.

Compartimento

Cada uma das divisões de uma casa.

Conduta

 

Meio para conduzir fluidos (líquidos ou gases); tubo, coleira, colector, vala.

Consolidar

 

Tornar sólida, firme, qualquer construção ou parte desta que não oferecia condições de segurança ou cuja estabilidade não merecia confiança.

Construtor

 

O que constrói. Técnico responsável pelos trabalhos de construção.

Contraplacado

 

Série ímpar de folhas de madeira colocadas entre si e fortemente prensadas, com o sentido das fibras cruzadas a 90 ou a 45 graus, para contrariar o fenómeno da variação diferencial de dimensões da madeira, face às variações de humidade. Este é o princípio da origem de contraplacados e lameladas que ultrapassam em muita o princípio. Há sempre que acrescentar algo que caracterize o contraplacado, para além da espessura e madeira ou madeiras utilizadas.

Coordenador do Projeto

Técnico a quem compete garantir a adequada articulação da equipa de projecto em função das características da obra, assegurando a participação dos técnicos autores, a compatibilidade entre os diversos projectos necessários e o cumprimento das disposições legais e regulamentares aplicáveis a cada especialidade.

Cornija

Moldura saliente de remate superior de uma porta, parede, entablamento ou frontão. A cornija é em geral uma moldura composta, resultante da combinação de molduras simples.

Corredor

Passagem comprida e estreita que estabelece a comunicação entre compartimentos numa casa. Galeria estreita à volta de um edifício ou terreno.

Corrimão

Peça de madeira, metal ou pedra, paralela à inclinação dos lanços das escadas, constituída por uma balaustrada ou um simples varão, que serve de auxílio para quem sobe ou desce.

Corrosão

 

Efeito da acção combinada dos agentes atmosféricos e outros no ataque de metais. Efeito dos ácidos sobre as superfícies de materiais não resistentes, quer pelo contacto directo, quer sob a forma de gases. Degradação, desgaste, perversão.

Corte

Desenho arquitectónico da porção cortada e do interior de uma construção seccionada verticalmente segundo o seu comprimento - corte longitudinal e / ou a sua largura corte transversal.

Cubículo

Pequeno compartimento. Nas catacumbas, era um espaço alargado nos corredores, onde se encontravam os túmulos dos mártires.

Cumeeira

 

A parte mais elevada de uma cobertura. A telha ou equivalente que cobre a junta do encontro de duas águas de um telhado, sobre a fileira. Linha de separação das águas das coberturas de telhados.

Cutelo

Grande machado de cabo curto e curvo para cortar a madeira. Posição em que é aplicada uma peça de secção rectangular, em que a maior dimensão fica na vertical. Diz-se tijolo a cutelo, viga a cutelo, etc.

D

Decapar

Retirar a capa; retirar a pintura, envernizamento ou oxidação de uma superfície para receber novo revestimento.

Degrau

Espaço em que assenta o pé para descer ou subir uma escada. É constituído pelo cobertor (parte horizontal), focinho (prolongamento do cobertor) e espelho (parte vertical).

Demolir

Deitar abaixo, derrubar, destruir. Quando na demolição se prevê o aproveitamento dos componentes para outro local, toma a designação de desmontar.

Desbastar

Desgastar. Reduzir espessura de uma peça, por corte ou atrição.

Descascar

Retirar a casca; operação de retirar o córtex (casca) a uma árvore.

Descofrar

Retirar a cofragem (molde) de elementos de betão fundido em obra. Operação que reclama cuidados e conhecimentos específicos regulamentados.

Desempenado

Que forma superfície plana. Plano cujos perfis transversais são paralelos entre si.

Desempenar

Tornar plano. Anular o empeno.

Desenho

Forma de comunicação pela imagem ou sinais convencionados. Reprodução de formas por meio de linhas traçadas num plano.

Desmontar

Deve ser entendido como operação de desarmar algo, com vista a nova montagem para nova utilização. Numa máquina, numa estrutura metálica ou de madeira, na concepção e montagem, já as desmontagens foram previstas e acauteladas; mas uma obra de cantaria ou um revestimento decorativo de valor histórico ou artístico podem justificar a desmontagem. Não pode portanto confundir-se com desmanchar ou demolir.

Desnível

Que não é ou está no mesmo plano horizontal. Que não está no mesmo nível.

Desvão

Espaço entre o telhado e o forro do último andar de um edifício.

Detalhe

O mesmo que pormenor. Representação ou descrição minuciosa. Ampliação de partes de um projecto para representar formas ou particularidades a reproduzir com rigor.

Dimensão

Medida métrica de um objecto. Cada uma das três direcções que dão a extensão de algo: comprimento, largura e altura.

Diretor de Fiscalização de Obra

Técnico habilitado nos termos da lei, a quem incumbe assegurar a verificação da execução da obra em conformidade com o projecto de execução e, quando aplicável, o cumprimento das condições da licença ou da comunicação prévia, bem como o cumprimento das normas legais e regulamentares aplicáveis, e ainda o desempenho das competências previstas no Código dos Contratos Públicos, em sede de obra pública.

Diretor de Obra

Técnico habilitado a quem incumbe assegurar a execução da obra, cumprindo o projecto de execução, cumprindo o projecto de execução e, quando aplicável, as condições de licença ou comunicação prévia, bem como o cumprimento das normas legais e regulamentares em vigor.

Dobradiça

Peça de ferragem que regula o movimento rotativo das portas, janelas, etc., sobre um dos lados. Gonzo. O termo aplica-se a todas as formas e tipos de articulação que sirvam aquele fim.

Dono de Obra

Entidade por conta de quem a obra é realizada, o dono de obra pública tal como este é definido no Código dos Contratos Públicos, o concessionário relativamente a obra executada com base em contrato de concessão de obra pública, bem como qualquer pessoa ou entidade que contrate a elaboração de projecto.

Duplex

Diz-se de uma habitação que se distribui por dois pisos. Designação atribuída a um tipo de tijolos formado por dois tijolos geminados, ligados por septos descontínuos, criados para substituírem paredes duplas.

E

Edificação

Actividade ou resultado da construção, reconstrução, ampliação, alteração ou conservação de um imóvel destinado a utilização humana, bem como de qualquer construção que se incorpore no solo com carácter de permanência.

Edificar

Construir, no sentido restrito da obra arquitectónica.

Edifício

Toda e qualquer edificação destinada a utilização humana que disponha, na totalidade ou em parte, um espaço interior utilizável.

Elaborar

Executar com labor (trabalho). Organizar. Produzir uma obra.

Elevação

Acto de levar a nível mais alto. Fase da construção em que esta «cresce» em altura. Construção da estrutura de uma edificação. Aprumar. Fazer transportes verticais de baixo para cima.

Emboço

Primeira camada de argamassa que se aplica numa parede.

Empedrar

Aplica-se ao trabalho de calçadas. Revestir com pedras.

Empreendimento

Conjunto de uma ou mais obras integradas para uma determinada função ou objectivo.

Encarregado

Designação profissional. Auxiliar de gestão que tem por função dirigir directamente os operários de uma obra ou secção.

Encasque

Enchimento de regularização de uma superfície, como preparação para o emboço. Este enchimento de depressões nas superfícies de alvenaria é feito com o fim de evitar a aplicação de grandes espessuras de massa no emboço e reboco.

Enrocamento

Revestimento compactado com pedras a cuja designação se aplica o termo ligado à finalidade: pedra de enrocamento. Este revestimento serve de fundação ao massame e auxilia a drenagem das terras de apoio.

Entaipar

Aplicar taipa. Emparedar. Montar tapume.

Entrega

Dimensão longitudinal de uma secção de apoio dum elemento resistente.

Entulho

Resíduos de materiais provenientes de demolição ou desmoronamento de uma ou várias edificações.

Equipe de projeto

Equipa multidisciplinar, tendo por finalidade a elaboração de um projecto contratado pelo dono da obra ou especialmente regulamentado por lei ou previsto em procedimento contratual público, constituída por vários autores de projecto e orientada por coordenador de projecto, cumprindo os correspondentes deveres.

Esboço

Primeiros desenhos de um projecto feito normalmente à mão livre e onde se representam as primeiras ideais imaginadas do objecto pretendido. O mesmo que EMBOÇO.

Escada

Conjunto de degraus uniformemente espaçados, que possibilitam vencer rampas de forte inclinação sem escorregamento. Rampa dentada. As escadas podem ser fixas ou móveis, atingindo na segunda espécie, a quase verticalidade. Para cada utilização, há naturalmente uma escada própria e regras a respeitar.

Escadaria

Lanço de degraus normalmente ao ar livre.

Escala

Relação entre as distâncias ou dimensões representadas numa planta ou outro desenho e as distâncias ou dimensões correspondentes procuradas ou existentes. Se esta relação é apresentada em valores numéricos, diz-se escala numérica; se é apresentada com um troço de recta na qual se indica o valor que representa em comprimento para comparação com as dimensões das coisas representadas nos desenhos, diz-se escola gráfica. Também se designam por escalas, as réguas graduadas utilizadas para desenhar ou ler desenhos.

Esconso

Compartimento ou andar com os tectos inclinados no todo ou em parte. Espaços aproveitados sob os telhados ou sob lanços de escadas.

Escora

Peça que ampara, sustém, suporta cargas. Elemento constituinte de quase todos os tipos de asnas. Peça linear de eixo rectilíneo, sujeita principalmente a esforços de compressão.

Espelho

Superfície vertical de um degrau entre dois cobertores.

Espera

Termo que se utiliza para caracterizar um muro de suporte de terras que não atinge o ponto mais alto do desnível. No muro de espera, o restante do desnível é vencido com talude.

Esquema

Representação gráfica de uma rede de energia e/ou fluidos; de um circuito de movimentação de ‘coisas’; das relações entre os diversos órgãos de uma empresa, etc. Informação rápida.

Esquiço

Fase primária do estudo de um projecto ou pormenor. Esboço. Improviso.

Estafe

Mistura de gesso e pita com que se fabricam placas para construção de tectos em edifícios cujas estruturas que separam os pisos são em madeira.

Estaleiro

Segundo a definição original, tratava-se de ‘um local onde os artesãos e os operários em conjunto trabalhavam para uma mesma obra’. Se retirarmos o termo artesãos, temos uma definição actualizada, desde que, face ao gigantismo de muitas obras de hoje, se admita a existência de ‘outros locais’, para um mesmo estaleiro: os estaleiros centrais das empresas.

Estereotomia

Significa etimologicamente corte de sólidos e consiste na técnica de corte dos materiais de construção pedra, madeira, ferro ou plástico - de forma a adaptarem-se correctamente à construção.

Estimativa

Avaliação, cálculo, cômputo; juízo preliminar. Avaliação previsional de custos ou quantidades de trabalhos e/ou produtos.

Estirador

Tábua, mesa ou equipamento de desenho adequado sobre o qual se estira (estica) ou assenta o papel em que se desenha ou pinta.

Estudo prévio

Documento elaborado pelo Projectista, depois da aprovação do programa base, visando a opção pela solução que melhor se ajuste ao programa, essencialmente no que respeita à concepção geral da obra.

Estuque

Argamassa composta de cal, areia finíssima e gesso, usada em vários tipos de ornatos e como acabamento final de paredes, normalmente interiores, dos compartimentos de um edifício.

F

Fabela

Designação popular de um elemento falso utilizado por vezes na fachada de um edifício, como falsas janelas, portas, etc.

Fachada

Face exterior de um edifício ou de uma construção, que se distingue pela sua posição: anterior, posterior ou lateral.

Fenda

Abertura longa e estreita; fissura; racha.

Fenestração

Distribuição dos vãos de janelas numa fachada ou num edifício.

Fibrocimento

Material de construção resultante da mistura de cimento com fibra de amianto, utilizado sob a forma de chapa ondulada ou plana, caixas de água, depósitos e tubagem. Boas propriedades de resistência aos agentes atmosféricos e de isolamento ao calor e à humidade.

Fissura

Fenda, greta, fractura, racha, abertura.

Fixe

Terreno estruturalmente estável sobre o qual se constroem as fundações de um edifício.

Focinho

Saliência normalmente bolcada do cobertor de um degrau, avançado em relação ao plano do seu espelho.

Forma

Configuração ou aparência externa de um objecto. A figura, tal como é definida por linhas, ângulos e suas intersecções. Opõe-se à matéria que constitui esse objecto.

Fresta

Vão de janela de abertura muito pequena servindo normalmente para ventilação.

Friso

Faixa pintada ou moldurada que guarnece, no interior, a parte superior de uma parede.

Fundações

Conjunto das construções abaixo dos níveis do pavimento, sobre o fixe, destinado a assegurar a estabilidade de um edifício GAIOLA, sistema estrutural construído em madeira, utilizado na denominada arquitectura pombalina e ultrapassado pela utilização do betão armado.

G

Gabarito

Modelo em tamanho natural para verificar, talhar ou juntar elementos de uma construção. Dimensões pré-fixadas; bitola. Instrumento com que se verificam algumas medidas. Numa edificação, o número máximo de pisos permitidos pela legislação.

Gaiola

Ossatura de uma construção (em madeira, ferro, betão, etc.) sobre a qual se aplicam materiais de enchimento e revestimento. Armação de madeira para transporte e resguardo de móveis. Casa pequena; casinhola. Cabine de ascensor de serviço em rede metálica. Caixa de rede para elevação de telhas e tijolos nas obras, com fins de segurança.

Gaveto

Esquina ou ângulo de uma construção. Por extensão, designa um edifício na esquina de uma rua. Degrau de uma escada mais estreito de um lado. Designação aplicada a diversas peças de carpintaria côncavas ou convexas.

Gelosia

Estore.

Geminado

Designação aplicada a vários elementos arquitectónicos (casas, colunas, janelas, etc.) ou escultóricos agrupados a par e com um elemento de união comum.

Gesso

Pedra gipsosa cozida a uma temperatura de 115° a 1200 e reduzida a pó. É um constituinte de argamassas, particularmente do estuque. A sua solução em água constitui uma pasta muito utilizada no fabrico de ornatos de tectos e paredes.

Gesso

Gipsita cozida a baixa temperatura que faz presa com água e é empregue em moldagens. Gesso de estuque: gipsita submetida à calcinação completa (sulfato de cálcio árido). Gesso-de-paris: gipsita submetido a calcinação parcial, retendo uma molécula de água por cada molécula de sulfato de cálcio utilizada em moldagem e estuque.

Greta

Fenda, rachadura, fissura larga provocada pela secagem rápida da argila ou em rebocos espessos e ricos em aglomerante.

Guarda

Peitoril de ferro ou de alvenaria que se coloca aos lados de uma ponte para protecção contra quedas. Na generalidade, qualquer protecção, em escadas ou janelas.

Guarda-Corpos

Elemento vertical colocado numa varanda para protecção pessoal contra quedas.

Guarda-Fogo

Parede levantada entre dois edifícios contíguos para evitar a propagação de incêndios. Peça, normalmente metálica, que se coloca na boca de uma lareira para impedir a saída de faúlhas e para aumentar a irradiação de calor.

Guarda-Vento

Anteparo colocado diante de uma porta para resguardar o interior do vento e da vista.

Guarnição

Tudo o que enfeita ou adorna. Moldura de remate da aduela de uma porta. Protecção de uma aresta.

H

Habitação

Casa onde se habita; vivenda, residência. Porte particular do habitat humano (localização, agrupamento de casas, etc.) que inclui não só o meio físico, mas também o meio social e cultural.

Hidrófugo

Diz-se de uma substância impregnante ou de revestimento destinada a repelir a água ou a humidade.

I

Impasse

Arruamento sem saída, no topo do qual existe um alargamento suficiente para uma viatura automóvel manobrar em contínuo uma inversão de marcha.

Implantação

Distribuir sobre a planta de um terreno ou no próprio terreno um ou vários edifícios a construir.

Inerte

Materiais pétreos naturais e artificiais que, misturados com aglomerantes, dão origem à formação de rochas artificiais simples ou compósitas: aglomerados como os betões e outros.

Inexequível

Projecto que não se pode executar por razões técnicas ou económico-financeiras.

J

Janela

Abertura numa parede destinada à iluminação e ventilação.

Janela Basculante

Janela cuja folha é móvel em torno de um eixo horizontal.

Janela de Dois Batentes

A mais vulgar, apresenta dois caixilhos.

Janela de Peito

Janela provida de parapeito.

Janela de Sacada

Aberta ao nível do pavimento, provida de uma varanda exterior.

K

Não existem resultados

L

Laje

Pedra com superfície plana, natural ou aparelhada. Placa de betão armado que separa dois pisos num edifício.

Lambril ou Lambrim

Revestimento de madeira, pedra, estuque, azulejo, etc., sobre paredes interiores.

Lancil

Pedra estreita e comprida, usada para rematar e fazer de rebordo de um passeio.

Lanço

Sucessão de degraus de uma escada entre dois patamares ou patins.

Legenda

Zona identificadora de um desenho de arquitectura, normalmente localizada no canto inferior direito.

Licença camarária

Modalidade de controlo prévio da realização de operações urbanísticas.

Lintel

Pequena viga de madeira, ferro ou betão armado, destinada a vencer vãos de portas ou janelas, com pequenas cargas.

Logradoiro ou logradouro

Espaço que pode ser logrado ou fruído por alguém. Espaço livre, inalienável, destinado à circulação pública, reconhecido pela municipalidade. Espaço obrigatoriamente reservado entre blocos de construção.

Loja

Compartimento aberto para a rua ao nível do primeiro piso, onde os comerciantes expunham as suas mercadorias à venda.

Lójia ou Loggia

Galeria ou pórtico aberto, geralmente abobadado, por vezes avançado em relação ao plano da fachada.

M

Madre

Viga de madeira onde assentam os barrotes de um pavimento ou os caibros de um telhado. Travessa da estrutura numa ponte de madeira.

Mansarda

Andar superior de um prédio, sobre o qual assenta o telhado e de cuja armação ou madeiramento faz parte. Tem uma estrutura bem característica, constituída, em corte, por duas paredes inclinadas e telhado de duas águas pouco inclinadas.

Maqueta

Modelo, em tamanho reduzido e numa escala conveniente, de uma forma ou objecto que se pretende construir ou fabricar.

Massa

Grandeza fundamental da física que mede a inércia de um corpo. A unidade de massa é o quilograma. Quantidade de matéria pastosa de forma indefinida.

Massame

Alvenaria das fundações.

Mastique

Betume sintético utilizado como isolante ou vedante.

Medições

Operação que consiste em determinar os valores dos quantitativos e dos materiais a empregar numa obra ou construção e que servirão para orçamentar a mesma, após a aplicação dos valores de custos respectivos.

Mestre-de-Obras

Encarregado da direcção de uma construção segundo os projectos do Arquitecto ou Engenheiro.

Modulação

Acto ou efeito de estabelecer uma escala ou rede modular num projecto para edificações.

Muro

Obra de alvenaria que serve para vedar um espaço ou formar os lados ou compartimentos de um edifício.

N

Não existem resultados

O

Obra

Qualquer construção ou intervenção que se incorpore no solo com caráter de permanência, ou que sendo efémera, se encontre sujeita a licença administrativa ou comunicação prévia nos termos do RJUE.

Obra de Ampliação

Obras de que resulte o aumento da área de pavimento ou de implantação, da cércea ou do volume de uma edificação existente.

Obras de Alteração

Obras de que resulte a modificação das características físicas de uma edificação existente ou sua fracção, designadamente a respectiva estrutura resistente, o número de fogos ou divisões interiores, ou a natureza e cor dos materiais de revestimento exterior, sem aumento da área de pavimento ou de implantação ou da cércea.

Obras de Conservação

Obras destinadas a manter uma edificação nas condições existentes à data da sua construção, reconstrução, ampliação ou alteração, designadamente as obras de restauro, reparação ou limpeza.

Obras de Construção

Obras de criação de novas edificações.

Obras de Demolição

Obras de destruição, total ou parcial de uma edificação.

Obras de Escassa Relevância Urbanística

Obras de edificação ou demolição que, pela sua natureza, dimensão ou localização tenham escasso impacto ambiental.

Obras de Urbanização

Obras de criação e remodelação de infra-estruturas destinadas a servir directamente os espaços urbanos ou as edificações, designadamente arruamentos viários e pedonais, redes de esgotos e de abastecimento de água, electricidade, gás e telecomunicações e ainda espaços verdes e outros espaços de utilização colectiva.

Óculo

Abertura circular, oval ou moldurada, aberta numa parede de um edifício para ventilação ou iluminação do interior.

Ombreiras

Guarnições verticais das portas e janelas sobre as quais apoiam as vergas.

Operações de Loteamento

Ações que tenham por objecto ou por efeito a constituição de um ou mais lotes destinados, imediatamente ou subsequentemente, à edificação urbana e que resulte da divisão de um ou vários prédios ou do seu reparcelamento.

Operações Urbanísticas

Operações materiais de urbanização, de edificação, utilização dos edifícios ou do solo desde que, neste último caso, para fins não exclusivamente agrícolas, pecuários, florestais, mineiros ou de abastecimento público de água.

Orçamento

Cálculo de custos previsíveis de trabalhos e encargos gerais, para a realização de uma obra, em condições pré-estabelecidas.

P

Padieira

Verga de madeira utilizada em construções rústicas. Pau.

Pano

1-Superfície de uma parede ou de um muro entre duas arestas. 2-Cada superfície de abóbada ogival limitada pelas nervuras. 3-Parede onde assenta o peitoril de uma janela.

Parapeito

Parede ou resguardo elevado à altura do peito, utilizado em janelas, terraços, pontes.

Parede

Vedação vertical de qualquer espaço. Muro que geralmente sustenta o madeiramento de um edifício. Na arquitectura actual existem dois tipos de paredes: as estruturais, que têm uma função resistente, e as de enchimento, que constituem as divisórias de compartimentos.

Passadiço

Corredor ou galeria que faz a ligação entre dois edifícios ou entre diferentes zonas de uma construção. Passeio lateral de uma rua.

Passo

Distância horizontal entre dois focinhos de degraus de uma escada, indicativa da distância horizontal vencida com um passo. Número de sulcos de um parafuso por centímetro deste, também designado por ‘passo de rosca’.

Pastilha

Pequenos ladrilhos cerâmicos utilizados no revestimento protector e decorativo de paredes.

Patim

Pequeno patamar. Pequeno pátio.

Patologia

Estudo da acção dos agentes destruidores, das deformações e doenças sofridas pelos materiais utilizados numa construção.

Pavimento

Piso dos edifícios e dos arruamentos.

Pavimento

Conjunto de dependências de um edifício situados no mesmo nível. Andar. Estrutura da superfície das ruas e estradas, aeroportos, campos de jogos, etc.

Pé-Direito

Distância que vai do pavimento ao tecto de um compartimento.

Peças de Projecto

Documentos, escritos ou desenhados que caracterizam as diferentes partes do projecto.

Pedreiro

Designação profissional do operário que na construção executa trabalhos de alvenaria com pedras naturais e artificiais. Alvanel. Assume ainda, como trabalhos complementares, a execução de encasques, rebocos, assentamento de cantarias e o apoio às montagens das instalações de águas, esgotos, electricidade, etc.

Peitoril

O mesmo que parapeito; também muito utilizado para designar a ‘tábua de peito’, hoje de pedra moldurada.

Perfil

Desenho em corte de um elemento arquitectónico. Secção perpendicular de um edifício destinada a mostrar a sua disposição interior. Secção de um terreno com vista a visualizar o seu declive.

Pérgula

Abrigo ou armação para trepadeiras em jardins e explorações agrícolas, constituído por colunas paralelas, longarinas e travessas, de madeira, ferro ou betão.

PIlar

Suporte vertical isolado, assente sobre uma base ou soco, rematado por capitel ou imposta. Tem maior poder de sustentação do que uma coluna e apresenta normalmente secção quadrangular, poligonal ou mesmo redonda.

Pilastra

Elemento vertical saliente de uma fachada, coincidente quase sempre com um pilar da estrutura. Em geral de cantaria aparelhada.

Pinázio

Fasquia de madeira moldurada que serve para rematar e fixar a junta entre dois vidros de um caixilho. Pilaretes de cantaria que numa chaminé suportam o apanha-fumos. Tabuinha.

Piso

O mesmo que PAVIMENTO. Cada um dos andares de uma casa. Face superior do degrau de uma escada.

Planta

Genericamente, é uma representação gráfica resultante de uma projecção horizontal de uma forma ou objecto. Em arquitectura de edifícios, é a projecção horizontal de um corte, também horizontal, produzido num piso a 0,90 m, acima do nível do respectivo pavimento.

Plataforma

Área plana horizontal elevada em relação à envolvente. Cais de embarque de passageiros e cargas nas estações ferroviárias.

Platibanda

Muro, grade ou balaustrada que rodeia um terraço ou um telhado. Moldura achatada mais larga que saliente.

Porta

Vão rasgado num muro até ao nível do pavimento para permitir o acesso.

Portada

Painel de madeira que gira sobre gonzos e cobre, pelo interior ou pelo exterior, as vidraças das janelas. Grande porta geralmente decorada.

Prédio

Construção ou obra arquitectónica destinada normalmente à habitação e constituída por mais de um fogo.

Presa

Fenómeno termoquímico de que resulta o endurecimento de uma mistura de água com um aglomerante cálcico (gesso, cal ou cimento) no betão, alvenarias e massas de revestimentos.

Programa Base

Documento elaborado pelo Projectista a partir do programa preliminar, resultando da particularização deste, visando a verificação da viabilidade da obra e do estudo de soluções alternativas, o qual, depois de aprovado pelo Dono da Obra, serve de base ao desenvolvimento das fases ulteriores do projecto.

Programa Preliminar

Documento fornecido pelo dono de obra ao projectista para definição dos objectivos, características orgânicas e funcionais e condicionamentos financeiros da obra, bem como dos respectivos custos e prazos de execução a observar.

Projectista

Entidade singular ou colectiva que assume a responsabilidade pela elaboração do projecto ou programa.

Projecto

Conjunto de peças escritas e desenhadas que permitem, pela sua leitura, executar uma obra.

Projecto de Execução

Documento elaborado pelo projectista, a partir do estudo prévio ou do anteprojecto aprovado pelo dono de obra, destinado a facultar todos os elementos necessários à definição rigorosa dos trabalhos a executar.

Projecto Ordenador

Aquele que define as características impostas pela função da obra e que é matriz dos demais projectos que o condicionam e que por ele são condicionados.

Projectos de Especialidades

Projectos que contemplam as especificações técnicas necessárias à construção de edifícios, ou instalações de equipamentos.

Promotor

Aquele que promove a realização de um empreendimento. O que faz avançar e cria condições para a realização de um projecto.

Prumada

Vertical tirada a partir da linha de prumo.

Q

Quebra-sol

O mesmo que pára-sol.

R

Racha

Fenda aberta por efeito de fractura ou ruptura.

Ralo

Crivo de peneira. Chapa metálica com furos redondos ou ranhuras que se aplica na entrada de um esgota para evitar a entrada de corpos capazes de o entupir.

Reboco

Argamassa de cal e areia que se coloca sobre o emboço, esboço ou encasque de uma parede, servindo de acabamento final superficial.

Reconstrução

Acto de construir de novo algo irrecuperável. Reformar construção.

Reconversão

Conjunto de intervenções arquitectónicas que visam actualizar o imóvel construído, viabilizando-o para outro fim, respeitando as características fundamentais da construção.

Regulamento

Conjunto de regras a ter em conta ou a cumprir obrigatoriamente. Em arquitectura há bastantes regulamentos, que não permitem o livre arbítrio do projecto: Regulamento Geral das Edificações Urbanas — R.G.E.U, Regulamento Geral das Edificações em Betão Armado — R.G.E.B.A, Regulamento Geral das Instalações Eléctricas, Regulamento Geral das Instalações de Águas e de Esgotos, etc.

Ressalto

Avançamento de um elemento arquitectónico em relação ao plano em que está embebido.

Revestimento

Acto de aplicar uma camada protectora ou melhorativa do aspecto de uma superfície. São revestimentos em obras: o reboco, os impermeabilizantes, os anticorrosivos, os estuques e pinturas, as telhas de um telhado, as películas de acabamento e decoração, etc.

Revisão de Projecto

Análise crítica do projecto e emissão dos respectivos pareceres, por outrem que não o projectista.

Rodapé

Friso de ligação entre as paredes e os pisos.

Rua

Caminho ladeado de edificações, construído dentro de uma cidade, burgo ou vila. A rua representa a ligação dinâmica entre pólos, pois, constituindo a materialização do movimento, liga-se aos conteúdos topo-odológicos da cidade.

S

Saguão

Pequeno pátio estreito e descoberto no interior de um edifício, limitado pelos corpos deste, destinado à iluminação e ventilação dos compartimentos que não recebem luz directa da rua.

Saibro

Argila misturada com areia grossa e pedras, utilizada normal mente no fabrico de betão.

Sala

Compartimento principal de uma casa, geralmente destinado a usos sociais. Qualquer compartimento de uma casa (à excepção dos quartos de dormir), destinado a vários usos. Designação antiga da cortina que entesta com o baluarte.

Saliente

Diz-se do elemento que avança, que sai fora do plano em que está embebido.

Salitre

Designação do nitrato de potássio ou azotato de potássio. Forma-se na caliça de certas paredes devido à acção de fermentos.

Salpico

Acto de projectar sobre uma superfície uma pasta muito fluida de cimento e areia fina para melhorar a aderência do reboco.

Sanca

Cimalha, ornada ou não com molduras, que liga as paredes ao tecto. Parte do telhado que assenta sobre a espessura da parede.

Sapata

Maciço de alvenaria ou betão armado concebido e calculado para funcionar como fundação directa descontínua de uma construção.

Secção

A palavra é muitas vezes usada erradamente como sinónimo de corte. Uma secção é a representação da superfície seccionada de um objecto, enquanto o corte é a representação da secção e da porção de objecto que existe para além do plano de corte.

Sifão

Tubo ou caixa com curvas e contracurvas que retêm água no seu interior quando em despejo, para impedir a exalação do cheiro dos esgotos.

Soalho

Pavimento de madeira.

Sobreloja

Pavimento a pouca altura da rua, situado entre o rés-do-chão ou a loja e o primeiro andar.

Socalco

Porção mais ou menos plana de terreno numa encosta sustida por um muro. Aterro nivelado numa encosta.

Solho

O mesmo que SOALHO. Madeira para o soalho.

Sótão

Compartimento situado entre o tecto do último andar de uma casa e o telhado.

Sumidouro ou Sumidoiro

Lugar por onde se escoa a água.

T

Tabique

Divisória ou parede delgada que não suporta carga, feita de tijolo ou de tiras de tábuas, engradadas e ripadas, que se cobre de argamassa ou estuque, servindo para a divisão de galerias, salas ou quartos.

Talude

Inclinação que se dá à superfície de um terreno, muro ou fosso.

Tapume

Vedação de terreno ou obra com tábuas de madeira fazendo paliçada.

Tardoz

Face tosca da pedra de cantaria que fica para o lado de dentro da parede.

Técnico

Pessoa singular com inscrição válida em organismo ou associação profissional, quando obrigatório, cujas qualificações, formação e experiência a habilitam a desempenhar funções no processo de elaboração de projecto, fiscalização de obra pública ou particular ou como director de obra da empresa responsável pela execução da obra, nos termos da lei.

Telas Finais

Conjunto de desenhos finais do projecto, integrando as rectificações, alterações introduzidas no decurso da obra e que traduzem o que foi efectivamente construído.

Telhado

Cobertura de um edifício, constituída por telhas. Há vários tipos de telhado, de acordo com a geometria da planta do edifício que cobre ou a vontade do projectista. Consoante o número de planos (águas) que constituem um telha do, assim são designados: de uma água, de duas águas, de três águas, etc.

Termo de Responsabilidade

Declaração subscrita por autores de projecto, coordenadores de projecto, directores de obra e directores de fiscalização de obra, onde estes declaram que determinado projecto ou obra cumpre as normas e regulamentares aplicáveis e/ou ainda que a obra se encontra concluída em conformidade com o projecto aprovado.

Terraço

Cobertura plana de um edifício, utilizável ou apenas acessível. Plataforma ou superfície descoberta e protegida contra a invasão de águas exteriores.

Tosco

Grosseiro, sem acabamento.

Trave

Peça de madeira grossa e comprida sobre a qual assentam as outras peças menores de um pavimento ou armação; viga; barrote.

Trolha

Colher de pedreiro semelhante à folha da planta trullia, que lhe deu o nome inicial. Pedreiro especialista em acabamentos no norte de Portugal. Actualmente o termo aplica-se também à colher rectangular.

U

Urbanização

Acção de urbanizar, criar cidades ou ampliar o espaço urbano

V

Vala

Linha de água natural bem marcada ou escavação longa e mais ou menos larga e profunda, para receber águas, tubos de esgoto ou alicerces de edifícios (caboucos).

Valeta

Vala de pequena secção, trapezoidaI, para conduzir água de chuvas, em drenagem de terrenos, ruas, estradas, etc.

Vão

Espaço vazio, oco. Abertura numa parede. Distância entre dois apoios de uma viga ou laje, simples ou armada.

Vão

Espaço vazio, oco. Abertura numa parede. Distância entre dois apoios de uma viga ou laje, simples ou armada.

Varanda

Obra saliente praticada no sítio da abertura de uma janela ou porta rodeada de grade ou balaustrada; sacada; balcão.

Varandim

Varanda estreita. Anteparo gradeado assente sobre o peitoril de algumas janelas.

Vazadouro

Lugar onde se vazam o entulho e resíduos das obras.

Verga

Peça de pedra ou madeira que se coloca atravessada sobre uma porta ou janela. Ver PORTA e JANELA. Viga grande colocada horizontalmente sobre alvenaria, maciços, pilastras e destinada a suportar grandes cargas.

Vidraça

Conjunto de vidros encaixilhados que se colocam numa porta ou janela.

Viga

Peça grossa de madeira desbastada que sustenta traves e barrotes dos pavimentos e tectos. Pode ser em ferro ou cimento armado.

Vivenda

Edifício de um ou dois pisos; moradia.

Vivenda

Moradia, habitação unifamiliar, isolada, normalmente envolvida por espaço privativo e vedado.

W

Não existem resultados

X

Não existem resultados

Y

Não existem resultados

Z

Não existem resultados

+

Ajude-nos a aumentar o Glossário*. Envie-nos uma palavra, termo ou expressão que gostaria de saber o seu significado.

*Todos os termos apresentados seguem referências bibliográficas (livros e legislação)

Rodrigues, Maria João Madeira
Vocabulário técnico e crítico de Arquitectura / Maria João Madeira Rodrigues, Pedro Fialho de Sousa, Horácio Manuel Pereira Bonifácio. – Coimbra: Quimera, 1990. - 289 p.: il.; 23 cm
ISBN 972-589-017-5

Branco, J. Paz
Dicionário técnico de construção civil / J. Paz Branco. – Queluz: Escola
Profissional Gustave Eiffel, 1993. - 150 p.: il.; 17 cm
ISBN s.n.

Decreto Lei nº 26/2010, de 30 de Março. Diário da República nº
62/2010 - I Série A. Presidência do Conselho de Ministros. Lisboa.
RJUE – Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação.
Decreto Lei nº 220/2008, de 12 de Novembro. Diário da República nº 220/2008 – I Série A. Ministério da Administração Interna. Lisboa. RJSCIE - Regime Jurídico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios.

Lei nº 31/2009, de 3 de Julho. Diário da República nº 127/2009 - I Série A. Assembleia da República. Lisboa.
Regime Jurídico que Estabelece a Qualificação Profissional Exigível aos Técnicos Responsáveis pela Elaboração e Subscrição de Projectos, pela Fiscalização de Obra e pela Direcção de Obra.

Decreto Lei nº 18/2008, de 29 de Janeiro. Diário da República nº
20/2008 - I Série A. Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Lisboa.
CCP – Código de Contratação Pública.
Portaria nº 701-H/2008, de 29 de Julho. Diário da República nº
145/2008 - I Série A. Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. Lisboa.
Aprova o conteúdo obrigatório do programa e do projecto de execução, bem como os procedimentos e normas a adoptar na elaboração e faseamento de projectos de obras públicas, designados «Instruções para a elaboração de projectos de obras», e a classificação de obras por categorias.